Sejam bem-vindos ao meu blog

Caríssimos colegas cursistas convido vocês a visitarem meu blog, o qual encontra-se atualizado com notícias relativas a Educação e a disciplina de Matemática e alguns trabalhos realizados com meus alunos.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Origem dos sinais da multiplicação e divisão

Guilherme Oughtred, matemático inglês, foi quem usou pela primeira o sinal " x " para a multiplicação. Ele empregou esse sinal, no livro Clavis Matematicae, publicado em 1631.

Thomas Harriot, também matemático inglês, no mesmo ano de 1631, usou o ponto entre os fatores para indicar a multiplicação.

René Descartes, filósofo, físico e matemático francês, em 1637, abreviava o produto colocando os fatores justapostos.

 
Gottfried Leibniz, matemático alemão, também usou o ponto para indicar a multiplicação. Em 1698, escreveu uma carta a John Bernoulli que dizia:

"Eu não gosto de x como um símbolo para a multiplicação, porque é confundida facilmente com a variável x; frequentemente eu relaciono o produto entre duas quantidades por um ponto. Daí, ao designar a razão, uso não um ponto mas dois pontos, que eu uso também para a divisão. "

A criação do traço divisório, simbolizado por  "
__ ",  é atribuído aos árabes.

O símbolo da divisão " : " citado na carta acima de Leibniz, apareceu pela primeira vez em 1657, em uma obra de Guilheme Oughtred.

O também usado sinal da divsão " ÷ ", segundo Walter W. Rouse Ball, resultou de uma combinação entre os dois sinais já existentes, ou seja, o sinal "  - " e o sinal " : ".



*Conteúdo extraído do site Portal da Matemática

Um comentário:

  1. Olá professora Elisângela,
    Parabéns por seu brilhante texto.
    Cheguei até aqui, pesquisando para saber quando a humanidade começou a fazer contas de multiplicar. Pode me informar?
    Grato
    jacksonrubem.com.br

    ResponderExcluir